Vírus apaga conteúdo do Pendrive

Tenho recebido uma incidência de um vírus que vem contaminando os pendrives de vários leitores e de pessoas próximas.

Quais são os sintomas do vírus:

1. “Apaga” os arquivos: os “transforma” e atalho (link: *.lnk)

2. Os atalhos não levam aos arquivos
Quando clicado em um atalho, você está instalando o vírus no seu computador.

O que fazer?

1. Passar um bom antivírus no pendrive: muitos não reconhecem o vírus e não quer dizer que ele não exista

2. Prompt do MS-DOS:

Vá ao INICIAR e digite CMD, clique com o botão direito e selecione:

EXECUTAR COM ADMINISTRADOR e confirme.

Virus Pendrive 001

3. Remover os arquivos com vírus:

Selecione o drive do Pendrive pela letra que se vê no Windows Explorer, no meu exemplo será J:

Virus Pendrive 002

Digite o seguinte comando:

del *.lnk

Virus Pendrive 003

4. Recuperar os arquivos:

Digite o seguinte comando:

attrib –h –r –s *.* /s

Virus Pendrive 004

Exit

Virus Pendrive 005

Pronto, agora você poderá ver os seus arquivos de volta.

Qualquer dúvida entre em contato.

3 comentários:

  1. Muito obrigado Wellignton!
    Agora acho que o meu PC está infectado com
    esse vírus também! Como fazer para limpá-lo?!

    ResponderExcluir
  2. Caro, Henrique,

    Se ocorreu algo semelhante com o seu pendrive, significa que você está com vírus sim.

    Para limpar o computador eu recomendo baixar o KASPERSKY RESCUE DISK, grava um CD, reinicie o computador e o utilize para limpar o seu computador.

    Atenciosamente
    Prof. Wellington Telles

    ResponderExcluir
  3. Professor Wellington, o meu pc era rápido, a configuração dele é: Intel Core i3-2348M(2,3Ghz, 3MB L3 cache). intel HD Graphics 3000; 2 GB DDR3 Memory.
    Agora ele anda muito lento pra reiniciar e abrir alguns arquivos. Como posso faze-lo voltar o que era antes.

    ResponderExcluir