Matriz Bidimensional em Pascal

Dúvida do Leitor:

“Como se faz pesquisa numa matriz bimensional? É possível ordenar os termos em ordem crescente ou decrescente?
Caso afirmativo, poderia me dar um exemplo (de preferência em Pascal) ?
De um modo geral os livros  ensinam a fazer pesquisa na parte de vetor (matriz de 1 linha), mas quando chega na parte de matriz bidimensional (linha,coluna) eles nada falam. Acho estranho esta omissão.
atenciosamente,
Alex”

Caro, Alex, matrizes bidimensionais são bastante úteis, pois formam uma “tabela” e podemos utilizá-las para várias aplicações, mas vou colocar a aplicação mais comum que muitos professor usam que é apenas como matriz matemática.

matriz bidimensional

Código:

Program Bidimensional;
Uses CRT;
var
  tabela  : Array [1..3,1..2] of Integer;
  i, j,k  : Integer;
  achou   : Boolean;
Begin
  ClrScr;
  for i := 1 to 3 do
    for j := 1 to 2 do
    Begin
      Write ('Entre com o Valor i= ',i,' j= ',j,' = ');
      ReadLn (tabela[i,j]);
    End;
  Write ('Qual numero voce deseja encontrar?');
  ReadLn (k);
  achou := False;
  for i := 1 to 3 do
    for j := 1 to 2 do
      if tabela[i,j]=k then
      Begin
        WriteLn ('i=',i,' j=',j);
        achou := True;
      End;
  if not(achou) then WriteLn ('O numero nao foi encontrado!');
  ReadLn;
End.

4 comentários:

  1. Estou precisando de um programa em PASCAL para vender passagens de ônibus. Deve ter procedure, functions, vetor e se quiser, pode usar matriz. Deverá mostrar se estiver cheio ou vazio e o horário do embarque. Preciso entregar dia 22/07/2013. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Caro, João,

    Você já fez algo do programa? Eu ajudo a corrigir, pois a falta de contribuição dos leitores não tem me ajudado a dedicação exclusiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enviei para o seu email. Por favor me ajude!

      Excluir
    2. oi por favor preciso de uma tabela de diciplina pra eu estudar os passos

      Excluir