Como Recuperar HD que o Windows quer Formatar ou HD no formato RAW

  Não só mal o uso de um disco rígido (HD ou melhor HDD – Hard Disk Drive) ou vírus podem causar um problema na leitura do disco rígido.

DISCO RAW Formatar

Os sintomas:

1. O Windows quer formatar

2. No Gerenciamento do computador o disco aparece com RAW

3. É possível acessar o HDD, mas não o conteúdo

Se for em um laptop o mesmo diz que está sem sistema operacional.

É possível recuperar?

Sim. 100% recuperável nesses casos acima citados.

Precauções

1. Pare de usar o disco imediatamente

2. Não formate o tente gravar algo nesse disco rígido

3. Tenha disponível um outro disco rígido com espaço suficiente para recuperar os dados, pois NUNCA recupere sobre o mesmo disco, além de ineficaz, poderá danificar os demais dados

Quanto custa para enviar a um técnico ou local especializado?

O valor poderá variar de cidade para cidade, mas existem preços médios cobrados por técnicos e assistências:

Um técnico cobra em torno de R$ 250,00, mas o preço pode variar de acordo com tamanho do disco, pois recuperar um disco de 80Gb leva um tempo, mas um de 1Tb vai levar bem mais tempo.

Já uma assistência especializada poderá começar com o preço em torno de R$ 500,00 e poderá subir bastante de acordo com a quantidade e a dificuldade de recuperar os dados.

Detalhe, em alguns casos será necessário um novo disco rígido, então inclua o preço de um disco rígido novo.

Como Recuperar Sozinho?

Passo 1 – Disco Rígido e Espaço

Tenha espaço suficiente em outro disco rígido para recuperação.

Se o HDD estiver em um laptop/notebook/netbook você vai precisar ou de uma gaveta para disco rígido externo ou cabos (SATA/IDE + cabo de energia) para ligar em um desktop (esse processo é mais rápido).

Encaixe o HDD em outro computador.

Passo 2 – Programa para Recuperação

Até essa edição do blog eu não encontrei um método seguro de recuperar os dados sem um programa, então vamos a lista de programas recomendados:

1 – File Scavenger (Pago)

2 – RStudio (Pago)

Passo 3 – File Scavenger

É um programa de 2008 que ainda está muito bem atualizado a todas as versões do Windows, pois as partições continuam com o mesmo padrão e esse é o programa recomendado.por mim.

Link: http://www.quetek.com/prod02.htm

Preço: US$ 49,95

Detalhe, nunca tente instalar no mesmo drive que você irá recuperar.

File Scavenger Tutorial 001

a. Selecione o Drive com problemas em: Look in

b. Selecione:  Long, para procurar todos os arquivos por completo

c. Clique no botão: Search

File Scavenger Tutorial 002

Se você quiser só recuperar os arquivos do disco rígido e não os deletados selecione: YES. Se quiser recuperar os arquivos que foram apagados do disco rígido (que não é o nosso caso) selecione No.

O processo irá levar horas para reconhecer todos os dados do disco rígido e quanto maior o disco, mais tempo irá demorar.

Ao terminar o processo:

File Scavenger Tutorial 003

O tempo foi curto, pois abortei o processo. Clique no botão OK.

File Scavenger Tutorial 004

Clique no botão TREE VIEW

File Scavenger Tutorial 005

Agora irá aparecer a árvore de diretórios onde será possível selecionar as pastas onde estão os arquivos.

Marque o drive completo, ou apenas as pastas que interessarem.

Selecione a aba STEP2: Recover

File Scavenger Tutorial 006

Selecione o drive para onde você deseja recuperar e aperte o botão RECOVER.

File Scavenger Tutorial 007

OK

File Scavenger Tutorial 008

Normalmente eu seleciono:

Generate a new unique filename

Always use this response and not ask this question again.

OK

Aguarde a recuperação que também levará algumas horas, pois tem que copiar o conteúdo de um HDD para o outro.

File Scavenger Tutorial 009

Pronto. A recuperação foi feita com sucesso.

Há mais detalhes sobre recuperação, mas o foco dessa é recuperar discos rígidos com problemas de leitura do formato RAW.

Acabei de ajudá-lo a economizar, então o que custa ajudar ao blog clicando nos anunciantes do blog de vosso interesse.

Esse documento está registrado e é proibido cópias sem autorização.

Ainda está com dúvida? Entre em contato comigo: telles.wellington@bol.com.br, terei o prazer em ajudá-lo. Se você mora em Curitiba, eu faço a recuperação a um preço mais em conta para os leitores do blog.

13 comentários:

  1. Estava recuperando os dados com o File ScaVenger e tentando descobrir se demora muito tempo até que ele consiga recuperar tudo, e encontrei o seu blog, e agora estou com uma duvida, na hora da pesquisa escolhi a opção rápida, tem algum problema, o erro do meu disco foi o famoso "ERRO(Verificação Cíclica de Redundância)", porem na depois da pesquisa todos os arquivos estavam Good, você acha que vou ter que refazer a recuperação com a pesquisa longa.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Professor!
    Meu DH externo deu pau... erro de verificação cíclica....tentei fazer o escaneamento com o R-Studio, mas ele para com este tal erro.
    Meu receio é comprar este programa que está sendo recomendado e, ao final, dar o mesmo erro.
    O que vc aconselha?
    Levo a um técnico? (tenho dúvidas quanto à questão de privacidade da informação).
    Obrigada pela atenção, Clara.

    ResponderExcluir
  3. Clara,

    O problema de um técnico é que para resolver bem isso o preço é um pouco salgado.

    Me informe a cidade onde você mora que poderia te indicar um local.

    Atenciosamente
    Prof. Wellington Teles

    ResponderExcluir
  4. No Rio de Janeiro, Capital.
    Agradecida.

    ResponderExcluir
  5. Ola professor, eu tenho um HD de 1TB samsung parou de funcionar depois que caiu no chao e hoje so o reconheço com RAW, estou fazendo a recuperaçao com R-STUDIO so que no primeiro block so tem mensagem de erro tipo "at position 123850240 failed after 1 attempts. Erro nos dados (verificação cíclica de redundancia... nao passa do primeiro block mas o item specific file documents, esta aumentando, ele esta avançando na leitura, o sr. acha que vou conseguir recuperar os arquivos mesmo com esse erro ? e se vai passar para o segundo bock ???? entrarei em contato com o sr. por email.

    ResponderExcluir
  6. EXTREMAMENTE PROFISSIONAL PARABENS CARA PERFEITO TERAS UM FUTURO BRILHANTE

    ResponderExcluir
  7. Quero deixar meu comentário aqui, sem bajulação, pois não tenho talento para isso. Conheci o professor Wellington pessoalmente quando contratei seus serviços. Para os resultados que obtive, considero que paguei muito pouco. Eis, então, minhas palavras quanto ao profissionalismo desse homem: nunca vi profissional tão qualificado e tão pontual em suas afirmações. Sua capacidade de simplificar as explicações técnicas para pessoas leigas no assunto é apenas uma das faces de seu profissionalismo, para não falar do carisma e sinceridade de suas análises dos problemas a ele apresentados. Emprestando a concepção dos Antigos, considero o profissionalismo do professor Wellington a execução concreta do "viver para fazer o que foi chamado a fazer". Aí vem a pergunta: o que alguém pretende com a informática? Esse professor sabe e se apropriou de sua vocação.

    ResponderExcluir
  8. Tenho um HD externo que não era reconhecido pelo computador. Ao ser analisado por um técnico que fez toda a recuperação, os arquivos aparecem todo desconfigurado, cheios de símbolos. O erro do HD é de redundancia ciclica, segundo informações deste técnico. O que devo fazer? Há algo que me ajude a ler estes arquivos? É possível recuperar?
    Alessandra

    ResponderExcluir
  9. É possível recuperar sim. Os símbolos são arquivos que já foram sobrescritos e estão com referência cruzada.

    A recuperação depende da paciência. Eu mesmo já perdi horas e no final da recuperação os dados estavam todos embaralhados, ou seja, muito tempo por nada. Mas o objetivo é a recuperação e devemos tentar ferramentas diferentes, pois os métodos são diferentes.

    ResponderExcluir
  10. Meu HD externo de 2TB está inacessível, com a mensagem ERRO(Verificação Cíclica de Redundância), ficou assim quando eu estava copiando um documento. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  11. Funcionou, sem precisar de ajuda externa. Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Boa Noite......tenho um HD de 500 gb e esta instalado o win 7......e quando tento abrir a Partição ele tenta formatar e apareçe essa msg "Erro nos dados (vericação cíclica de redundância)"......o que eu faço?.....teria como eu recuperar sem ajuda de outro HD?........muito obrigado!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá, meu HD externo caiu no chão, pediu pra formata e eu formatei o HD reconhece no pc, mas quando eu vou passa qualquer arquivo ele demora e da erro e não passa, e agora compra outro ou ainda tem jeito ?

    ResponderExcluir