Tutorial Instalando Windows em um Netbook através do PENDRIVE

windows-xp-netbook-2.jpg

Estou criando esse tutorial em auxílio ao meu amigo Fábio que por sua vez precisa formatar o Netbook da irmã dele.

Como todos já sabem os Netbooks não tem unidade de disco ótico (CDROM ou DVDROM) e com isso complica um pouco mais na hora de formatar.

Claro que a solução mais simples é uma unidade de CDROM externa USB para fazer o processo e dessa forma será 100% igual a qualquer outro computador.

Mas quando não se tem essa unidade? E nem sempre é possível sair por ai comprando.

Já tinha falado do WinToFlash:

http://professorwellingtontelles.blogspot.com/2010/02/instalando-windows-via-pendrive-ou.html

Vamos agora atualizar, pois já está na versão 0.7.0010.

Passo 1 - Site e Baixar

Vá ao site do WinToFlash: http://wintoflash.com/home/en/

Baixe a versão 0.7.0010 Beta: ftp://wintoflash:YPNP4TVC@downloadserver1.wintoflash.com/distributions/Novicorp%20WinToFlash%200.7.0010%20beta.zip

Pois é essa que irei demonstrar aqui no tutorial.

Passo 2 - Descompacte

Descompacte, pois esse programa não é necessário instalar nada.

Passo 3 - Copiando um Disco para o Pendrive

Dê duplo clique sobre o executável do WinToFlash:

WinToFlash Tutorial 01.jpg

WinToFlash Tutorial 02.jpg

Next

WinToFlash Tutorial 03.jpg

I accept EULA

Next

WinToFlash Tutorial 04.jpg

Como não temos license vamos apenas para Next.

WinToFlash Tutorial 05.jpg

Next

Pronto agora o programa está funcional.

WinToFlash Tutorial 06.jpg

Se desejar mudar o idioma para português selecione language

WinToFlash Tutorial 07.jpg

WinToFlash Tutorial 08.jpg

Aperte o botão Windows transferência Setup Wizard para começa a cópia.

WinToFlash Tutorial 09.jpg

Próximo

WinToFlash Tutorial 10.jpg

Selecione o drive onde está o CD do Windows e o drive onde está o pendrive.

Próximo.

WinToFlash Tutorial 11.jpg

Eu aceito os termos do contrato de licença.

Continue.

WinToFlash Tutorial 12.jpg

CUIDADO nessa hora, pois o pendrive será formatado.

OK

WinToFlash Tutorial 13.jpg

Aguarde a formatação e cópia.

O processo completo leva em média 15 minutos.

WinToFlash Tutorial 14.jpg

Próximo

WinToFlash Tutorial 15.jpg

Sair

Pronto o seu Pendrive já foi criado.

Vamos a instalação.

Passo 4 - Instalação

Encaixe o pendrive no seu computador.

Altere na BIOS para Boot via Pendrive. (A tela abaixo pode variar de acordo com o modelo de BIOS)

bios_advanced_pendrive.jpg

bios pendrive.jpg

Reincie o seu computador.

boot_screen_wintoflash.jpg

Na primeira vez selecione 1ST para iniciar e ao segundo reiniciar 2nd para começar a instalação.

Qualquer problema envie para mim: telles.wellington@bol.com.br

4 comentários:

  1. parabens muito bom (ainda não formatei meu net para testar mas até a parte da formatação e copia para o pendrive esta dando certo)
    porem só queria dizer que no meu caso demorou mais de 15 min para copiar
    na verdade estou a quase 2 horas fazendo esta copia estou usando um cd no drive de cd e não imagem emulada

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom...
    Vamos testar agora.. \o/


    ResponderExcluir
  3. Eu não estou conseguindo configurar para começar a formatação pro windows xp. Será que é noi pendrive q está o erro ou eu que não estou sabendo preparar o computador? eu configurei a porta USB HDD como sendo a primeira, mas sempre começa a formatação pelo windows 7. e agora? :(

    ResponderExcluir
  4. Eu usei o WinUSB Maker e ele estragou meu pendrive da HP :/... Agora eu só faço pelo prompt pra não dar problema, dai só jogo tudo pra lá e boas...
    e o pendrive? Já era, viro unidade de memória virtual

    ResponderExcluir