Multiplicação de Matriz 4 x 4 em Pascal

Matriz 4x4 Pascal.png

Para tirar a dúvida do leitor Cláudio, estou colocando o código fonte da multiplicação de uma matriz de 4 x 4 em Pascal.

Código Fonte:

 Program Multiplicaca_de_Matriz_4_x_4;  
 Uses Crt;  
 var  
  a,b,c : Array[1..4,1..4] of Integer;  
  i, j : Integer;  
 begin  
  ClrScr;  
  WriteLn ('Multiplicacao de Matriz 4x4');  
  WriteLn;  
  WriteLn ('Matriz A:');  
  for i := 1 to 4 do  
   for j := 1 to 4 do  
   begin  
    Write ('A[',i,',',j,']= '); ReadLn (a[i,j]);  
   end;  
  WriteLn;  
  WriteLn ('Matriz B:');  
  for i := 1 to 4 do  
   for j := 1 to 4 do  
   begin  
    Write ('B[',i,',',j,']= '); ReadLn (b[i,j]);  
   end;  
  WriteLn;  
  // C lculos  
  for i := 1 to 4 do  
   for j := 1 to 4 do  
    c[i,j] := a[i,1]*b[1,j]+a[i,2]*b[2,j]+a[i,3]*b[3,j]+a[i,4]*b[4,j];  
  // Resultado  
  WriteLn ('Matriz C (resultante)');  
  for i := 1 to 4 do  
   WriteLn (c[i,1]:3,c[i,2]:3,c[i,3]:3,c[i,4]:3);  
  ReadLn;  
 end.  

Tem uma dúvida em Pascal? Envie para mim, mas coloque junto a data de entrega.

3 comentários:

  1. Ola. Estou tentando fazer um form no delphi 7 que consiste em pegar 2 stringgrids e escolher opções de um radio group entre (+) (-) e (*) e jogar o resultado na stringgrid (3). como fazer a multiplicação delas, linha por coluna?. Alias porque quando eu tento com apenas uma ou duas colunas ele realiza a soma e a subt. normal, mas se eu colocar acima de 5 colunas X linhas, ele da um erro, que me parece ser referente a memória? Mto obrigado .. no aguardo
    Ferrari_skt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Prof. muito bom suas aplicações. Peço que me Faça um programa que tenha um procedimento que recebe por parâmetro os valores necessário para o cálculo da fórmula de Báskara e retorna, também por parâmetro, as suas raízes, caso seja possível calcular. Imprimir o resultado da formula de Báskara.

    ResponderExcluir
  3. Gostei Muito da Explicação, deu para entender..
    Abraços Prof!

    ResponderExcluir