Mistérios do PC: pra que serve a pasta DCIM?


Toda câmera digital, até mesmo os smartphones, guarda as fotos em uma pasta chamada DCIM no cartão de memória. Porque a sopa de letrinhas? Porque não salvar as fotos na raiz do cartão ou em uma pasta chamada “Fotos”? Acredite: existe um bom motivo e ele se chama “padronização”.
Já faz tempo que a pasta DCIM (Digital Camera IMages, algo como "Imagens da Câmera Digital") se tornou o local padrão para armazenamento de imagens em cartões de memória de câmeras digitais. E ela existe simplesmente para manter a casa em ordem. Quando você coloca um cartão de memória em uma câmera, ela automaticamente procura pela pasta DCIM, e cria uma se ela não existir.
Da mesma forma, alguns softwares de edição e organização de imagens são programados para procurar automaticamente pela pasta DCIM em qualquer tipo de mídia removível conectada ao PC. Com isso economiza-se o tempo que seria necessário para vasculhar todo o cartão em busca das fotos, e também evita-se que o programa importe eventuais imagens que estejam no cartão, mas que não tenham sido capturadas pela câmera.

Comentários

  1. Boa tarde professor Wellington,
    Gostaria se possivel que o Sr. me ajudasse pois sem querer formatei o meu cartao de memoria e perdeu a pasta DCIM, já tentei recuperar e não deu certo na verdade vou ter que instalar outro pasta DCIM no cartão como fazer? já tentei achar na net o arquivo mas nao consegui o sr. pode me da uma idéia? Grato Andrade.
    Email:toolsdesigner@bol.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tutorial Remover e Proteger dos Vírus RECYCLER e AUTORUN.INF

Tutorial Exportar Emails do Thunderbird para Outlook ou Outlook Express

Como Medir o Tamanho da Tela do Computador?