Tabuada em Linguagem Pascal

turbopascal10peq.jpg

Mais uma dúvida do nosso leitor Gabriel sobre Linguagem Pascal.

(Se você tem uma dúvida, envie para mim: telles.wellington@bol.com.br e será respondido via e-mail e aqui no blog).

"Eu já tenho uma noção de como se faça mas mesmo assim não estou conseguindo criar uma tabuada completa com os dez numeros:

Program Tabuada ;
Var i, n1: integer ; //n1 = numero
Begin
n1:=0;
for i:= 1 to 10 do
begin
writeln (n1, ' X ', i:2, ' = ', n1*i:2);
end;
n1:= n1 + 1;
End.

Isso foi o que eu conseguir fazer. Mas preciso de uma tabuada com todos os dez números. Só conseguir fazer com um. Você pode me ajudar???"

Solução:

Para fazer a tabuada completa vamos precisar de 2 loopings (e um dentro do outro):
1º Para a tabuada do numero N (Tabuada do 1, tabuada do 2...Tabuada do 10)
2ª Para preenche a tabuada do N (1x1,1x2.....10x10)

Program Tabuada;
Uses crt;
var
i,j : Integer;
begin
clrscr;
for i := 1 to 10 do
for j := 1 to 10 do
WriteLn (i:2,' X ',j:2,' = ', i*j);
readln;
end.

Um comentário:

  1. Cara, eu preciso escrever tres programa em pascal que mostre a tabuada de 3x, usando as estruturas de repetição FOR, WHlE E REPEAT UNTIL.
    Me ajudem por favor! Valeu]]]1

    ResponderExcluir