Tutorial Exportar Emails do Thunderbird para Outlook ou Outlook Express

Thunderbird

O Mozilla Thunderbird é um excelente leitor de e-mails e há pessoas que pelos seus motivos resolvem voltar ao Microsoft Outlook ou Outlook Express.

O Thunderbird não tem a função EXPORT para o formato compreensível para o Outlook.

O IMAPSize pode ser de grande ajuda neste processo e nesse tutorial vamos explicar como fazer a migração.

O Thunderbird armazena os e-mails no formato MBOX. O Outlook Express armazena as mensagens de correio eletrônico preferenciamente em arquivos *.dbx mas compreende arquivos *.eml, que são arquivos de texto puro. O Microsoft Outlook armazena as mensagens de correio eletrônico em arquivos *.pst que são arquivos binários Microsoft.

Vamos aos passos que você deve tomar:

Passo 1 - Compactar as Pastas Thunderbird (Opcional)

O Thunderbird guarda as mensagens em arquivos MBOX, mesmo depois de terem sido apagados. Se você não deseja incluir as mensagens excluídas na conversão, você tem que compactar as suas pastas no Thunderbird. Botão direito do mouse e selecione "Compact This Folder". Isto irá remover completamente as mensagens apagadas das pastas do arquivo MBOX.

Passo 2 - Localize os Arquivos MBOX do Thundebird

O Thunderbird armazena mensagens na pasta perfil, em e-mail (se você usa IMAP) e pasta ImapMail. Cada pasta de correio (Caixa de Entrada, Enviados e etc) é armazenado em dois arquivos - um sem extensão (INBOX, por exemplo), que é o e-mail próprio arquivo (em formato "mbox"), e um com uma extensão .MSF (Por exemplo: INBOX.msf), que é o índice (Sumário do arquivo de correio) para o arquivo de e-mail.

Passo 3 - Converter Arquivos MBOX para EML

O IMAPSIZE tem uma ferramenta MBOX2EML que consegue converter milhares e mensagens. Baixe e instale o IMAPSIZE (é gratuíto). Após isso selecione no menu TOOLS a ferramenta MBOX2EML. Selecione o arquivo MBOX que deseja converter (pode ser necessário definir o "Tipo de Arquivos" com a opção "Todos Arquivos" na janela de seleção de arquivos, pois há arquivos sem extensão) e selecione um local onde serão gerados os arquivos EML. Clique em "Convert" e o IMPASIZE vai converter os arquivos.

Link: http://www.broobles.com/imapsize/IMAPSize_037_Setup.exe

Todos os anexos também serão convertidos e seus arquivos orginais Thunderbird não serão modificados.

A partir da versão 0.2.0 você pode converter arquivos multiplos arquivos MBOX de uma única vez.

Passo 4 - Importar Arquivos EML para o Outlook Express

Inicie o Outlook Express e selecione a pasta local (ou criar uma nova) na qual você deseja importar as suas mensagens. Abra o Windows Explorer e localize os arquivos gerados EML, só selecioná-los e arrastar para a janela do Outlook Express. Se o Outlook Express é o seu cliente de e-mail você não vai precisar da próxima etapa.

Passo 5 - Exportar Arquivos do Outlook Express para o Microsoft Outlook

Suponha que você tenha o Microsoft Outlook instalado no seu sistema, abra o Outllook Express e no menu Arquivo, selecione Exportar > Mensagens. Uma vez exportado, a mensagem aparecerá no Microsoft Outlook - se estiverem em sua caixa de entrada do Outllook Express, as mensagens serão adicionadas a caixa de entrada do Microsoft Outlook e seguiram a ordem das pastas.

No mercado há outras soluções pagas como: Address Magic Personal Plus.

Link: http://www.connectedsw.com/Overview/57262

Um comentário:

  1. Parabéns pelo artigo... de grande utilidade!

    ResponderExcluir