Escolhendo uma TV LCD e o que Significa o Brilho e o Contraste

Comprar uma TV já é uma tarefa complicada, pois vamos ter que ficar com ela um bom tempo. Uma TV LCD pelo seu custo ainda elevado ainda devemos ser mais cuidadosos.

Nesse post eu vou falar sobre o Brilho e Contraste.

Primeiro vamos entender a unidade cd/m²: significa candelas por metro quadrado e você me diz legal e dai?

Essa é a unidade de medida de luz emitida pela área. Quanto maior mais luz será emita e mais clara será a sua tela.

O contraste vai variar a tonalidade de cada cor aumentando ou diminuindo o histograma das cores.

Veja o exemplo:

550 cd/m2, significa, que a tela mostrando o branco no máximo, consegue criar uma iluminação, equivalente a 550 velas acesas a cada 1 m². Uma tela de 42" possui uma área de 0,486m². Então uma tela de 42" de 550cd/m² possui uma capacidade de iluminação máxima de 550 x 0,486 que é igual a 267,5 velas.

Já com o Contraste se considerar a diferença de luminosidade do preto para o branco, portanto, no exemplo anterior a tela possuía um branco máximo de 267,5 velas, se essa TV possuir um contraste de 16000:1, então a luminosidade do preto mais escuro dela, vai ser igual a 267,5 dividido por 16000, que é igual a 0,0167. Portanto uma TV de 42" com um brilho de 550cd/m² e um contraste de 16000:1, possui uma luminosidade máxima equivalente a 267,5 velas, e um preto mais escuro possível equivalente 0,0167 velas.

Tem essa pequena luminosidade no preto, pois todas as TVs emitem um pouco de luz mesmo nas cenas pretas.

Quanto maior o brilho, maior a capacidade da TV de mostrar uma boa iluminação nas cenas, e quanto maior o contraste, mais escuro é o preto, aumentando a percepção da diferença entre as cores.

Com esse exemplo eu creio que você já concluiu duas coisas:

1º. Quanto maior o brilho melhor

2º. Quando maior o contraste melhor

Lembre-se de perguntar o contraste, pois há dois tipos: o dinâmico e o estático, um é para cenas paradas e outro para cenas em movimento e logo como nós assistimos mais filmes o dinâmico é o mais importante para o cálculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário