WTCommerce



Para suprir as necessidades do blog, eu estou abrindo um ECommerce e gostaria que visitassem:


São produtos em diversas áreas.

A Fan Page do Facebook:




10 de julho de 2009

Combofix - Tutorial

combo_fix.jpg


Existem alguns tipos de vírus e malwares que nem mesmo o seu antivírus é capaz de remover.


Esses vírus são do pior tipo e agem de forma muito discreta e você só percebe que alguma coisa do Windows não esta funcionando e como você não usa muito não dá importância.


Estou colocando a seguir o manual completo e oficial do Combofix:


Como usar o ComboFix


Introdução


ComboFix é um programa criado e desenvolvido por sUBs, que efetua varreduras por malwares conhecidos e quando os encontra tenta efetuar a respectiva limpeza automática dessas infecções. Como complemento e para que seja possível remover a grande maioria dos malwares, o ComboFix também gera um log (relatório) quando o scan é terminada. Esse log contém informações essenciais para que um Assistente possa diagnosticar, coletar novos malwares e remover as infecções que não forem removidas automaticamente.


Você não deve executar o ComboFix a menos que seja pedido por quem lhe está ajudando. Visto que esta ferramenta é altamente poderosa é expressamente recomendado que você não tente agir baseado nas informações mostradas pelo ComboFix sem a supervisão de alguém que esteja propriamente treinado para isso porque poderá comprometer o bom funcionamento do sistema. Você deverá utilizar este guia que o ajudará a utilizar a ferramenta e depois postar o log resultante em um forum que tenha Assistentes que estejam devidamente habilitados a utilizar o relatório do ComboFix. Esses Assistentes saberão ajudá-lo a limpar o seu computador das infecções.


Por favor tome nota que este guia está apenas autorizado para o uso do ComboFix e não pode ser copiado sem a devida autorização de BleepingComputer.com e sUBs. Compreenda também que o uso do ComboFix é por sua conta e risco.


Usando o ComboFix


Se você precisa de ajuda com remoção de malwares, por gentileza, abra um novo tópico em um dos fóruns listados neste guia e peça ajuda. Note que cada fórum tem regras diferentes, então tenha certeza de ler todos os tópicos fixos e as regras do fórum que você deve procurar ajuda. Se quem lhe estiver ajudando requisitar o log do ComboFix, então, por gentileza, faça conforme as instruções abaixo.


A primeira coisa que deve ser feita é imprimir este guia, uma vez que antes de rodar a ferramenta todas as janelas e programas deverão ser fechados.


Depois, deverá fazer o download através de um dos seguintes links:



ou


Download Atualizado 24/10/2009






Para que o download seja efetuado, simplesmente clique e um dos links acima. Caso esteja usando o Internet Explorer, deverá ver surgir uma janela como esta:



Janela de Download do ComboFix


Clique no botão "Salvar" e certifique-se de salvar no seu desktop (ambiente/área de trabalho). Como a imagem abaixo mostra.



Fazendo download do ComboFix para o Desktop


Após selecionar para salvar no desktop clique no botão Salvar. O download do ComboFix começará. Se estiver usando conexão discada isto talvez tome alguns minutos. Quando o ComboFix finalizar o download você verá um ícone no seu desktop semelhante a esse abaixo.





Ícone do ComboFix




Estamos quase prontos para começar a rodar o ComboFix, mas antes de o fazer deverão ser feitas algumas medidas preventivas para que não haja interferência e conflitos com outros softwares. Agora você deve fazer o seguinte:



  • Feche todas as janelas, incluindo esta;

  • Feche ou desabilite todos os programas antivírus, antispyware e firewalls porque eles podem interferir na execução do ComboFix.


Quando esses dois passos estiverem completos clique duas vezes sobre o ícone do ComboFix no seu desktop. Atente que quando iniciar o ComboFix você não deve clicar fora de sua janela porque isto pode fazer a ferramenta travar. Quando o ComboFix estiver rodando não toque no computador até que sua execução esteja completa.




Aviso de Segurança para abertura de arquivo do Windows


O Windows faz surgir esta janela, uma vez que o ComboFix não tem assinatura digital. Isto é perfeitamente normal e seguro e você pode tranquilamente permitir que a ferramenta seja rodada. Se está usando o Windows Vista, e receber o aviso do "UAC" perguntando se quer continuar com a ação, permita.


Deverá agora surgir a primeira janela do ComboFix:


cf-preparing.jpg


ComboFix está se preparando para rodar


ComboFix está agora se preparando para executar e quando acabar você verá uma janela mostrando o local autorizado para se fazer download do ComboFix. Nesta janela pressione o botão OK e você verá a janela do Contrato mostrado abaixo.


disclaimer.jpg


Contrato do ComboFix


Caso não concorde com o Contrato pressione a tecla 2 e pressione Enter para sair do programa. Caso contrário, para continuar pressione a tecla 1 e pressione Enter para continuar o programa. O ComboFix irá criar um novo Ponto de Restauração do Sistema para caso haja algum problema, o mesmo possa ser revertido. Quando terminar de criar o novo ponto de restauração, iniciará o backup do registro do windows, tal como a imagem abaixo mostra:


erunt.jpg


ComboFix está fazendo backup do Registro do Windows


Quando terminar de fazer backup do registro, o ComboFix tentará detectar se você possui o Console de Recuperação instalado. Caso já o tenha instalado, você pode ignorar e pular para esta parte e continuar lendo. Caso contrário verá a seguinte imagem abaixo:


recovery-console-prompt.jpg


ComboFix Console de Recuperação


Na caixa de mensagem acima clique em Sim para que o ComboFix de continuidade. Siga os passos e instruções dadas para que o ComboFix finalize a instação do Console de Recuperação. Quando acabar, aparecerá a seguinte imagem abaixo.


recovery-console-installed.jpg


ComboFix Finalizado Console de Recuperação


Agora você deve clicar no botão Sim para continuar. Se em algum momento durante a instação do Console de Recuperação você receber uma mensagem de falha, por gentileza, permita que o ComboFix continue o scan em seu computador. Quando acabar e um log for criado você poderá instalar manualmente o Console de Recuperação usando os passos encontrados aqui.


O ComboFix irá desconectar o seu computador da Internet. Assim sendo, não se surpreenda nem se preocupe se surgirem avisos alertando disso, pois a sua conexão será automaticame restaurada mais tarde.


O ComboFix irá agora começar a varredura no seu computador, procurando por infecções conhecidas. Este procedimento poderá ser demorado, por favor seja paciente.


autoscan.jpg


ComboFix está varrendo seu computador por infeções


Enquanto a varredura é efetuada no seu pc, o formato do relógio será alterado, mas não se preocupe, pois quando o ComboFix terminar serão restauradas as definições do relógio. Você também verá na janela do ComboFix informação das diferentes etapas que a ferramenta vai efetuando. Tal como exemplificado na imagem abaixo.


still-scanning-clockchanges.jpg


Estágios do AutoScan do ComboFix


Neste momento, estão escritos um total de 50 etapas, tal como mostra a imagem abaixo. Por favor, seja paciente e aguarde.


still-scanning-showing-stag.jpg


43º estágio do AutoScan ComboFix


Quando o ComboFix terminar de rodar, você verá uma tela o avisando que está preparando o log, tal como mostra a imagem abaixo.


preparing-log-report.jpg


ComboFix está preparando o relatório


Poderá ser demorado, seja paciente. Não fique preocupado caso veja desaparecer o seu desktop do Windows, é normal e o ComboFix fará a restauração do desktop antes de terminar. Eventualmente verá uma nova janela que indicará que o programa está praticamente finalizado e lhe indicando que o resultado será salvo e poderá ser mais tarde encontrado em C:\ComboFix.txt. Veja a imagem abaixo.


almost-done.jpg


ComboFix está quase pronto!


Quando o ComboFix tiver terminado, a ferramenta automaticamente será fechada e restaurará o relógio para o formato original. Automaticamente o log também será mostrado. Veja a imagem abaixo.


cf-log.jpg


Relatório do ComboFix


Agora você deve postar este log no tópico em que lhe foi pedido para executar o ComboFix. Quem estiver lhe ajudando analisará este log e passará os próximos procedimentos a serem seguidos. Se você tiver algum problema de conexão após rodar o ComboFix veja esta seção.


É possível que o ComboFix consiga tratar as infecções rodando apenas uma primeira vez, mas recomendamos fortemente que mesmo assim coloque os seus logs no Forum para que um Assistente certifique que o seu PC está de fato limpo.


fonte: http://www.bleepingcomputer.com


DOWNLOAD PDF


PDF_DOWN.gif clique na imagem para baixar PDF_DOWN.gif



8 comentários:

  1. eu uso o windows 7,mas n é compativel,,poderia me recomendar algum outro problema?

    ResponderExcluir
  2. É compatível sim:

    http://www.bleepingcomputer.com/combofix/pt/como-usar-o-combofix

    Atualmente, o ComboFix pode ser executado apenas nas versões:

    Windows XP (32-bit apenas)
    Windows 2000 (32-bit apenas)
    Windows Vista (32-bit/64-bit)
    Windows 7 (32-bit/64-bit)

    ResponderExcluir
  3. Wellington eu Fiz tudo isso acima o procedimento já acabou mais o Facemoods ainda continua como Página Principal na minha internet oque eu faço?

    ResponderExcluir
  4. Bom, depois que fiz tudo também continuou como minha página principal. Mas depois fui em ferramentas, opções e defini lá o site que eu queria na minha página principal, retirando o do facemood.

    ResponderExcluir
  5. ele remove o JS:Banker-I (Trj)

    ResponderExcluir
  6. Meus parabéns, otimo programa resolveu o ,meu problema, eu não consegui acessar o Regedit, nem Opções de pasta e muito menos criar novos usuarios no Windows 7, após a utilização do ComboFix tudo resolvido. Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Estou com um problema no meu netbook. Ele é marca Acer e não consigo acessar o Regedit e nem baixar nenhum antivírus. Estou querendo usar o Combofix, porem irei proceder com as instruções sozinha. Alguém pode me orientar?

    ResponderExcluir